domingo, 13 de março de 2011

História Mal Contada


Desde pequenino a gente aprende muitas coisas sobre pessoas históricas, sobre como elas eram, sobre seus feitos e, mesmo sem ter como provar de fato, a gente tem certeza de que isso é verdade, de que o que a gente aprendeu é o certo e quem dá uma resposta diferente tira nota baixa na prova. Pois bem, eu sempre decorei essas coisinhas pra me dar bem na prova, mas nem sempre tinha certeza se isso era o certo e, folheando minha Mundo Estranho mensal (que mês passado me deu o maior medo no avião, mas isso é outra história), eu pensei "não posso deixar de postar sobre isso". Bom, vamos a alguns erros históricos:

Buda era magrinho: Sim, porque se Sidarta Gautama, o criador do budismo, foi um príncipe que saiu pelo mundo para descobrir o sofrimento humano, virou mendigo e passou dias sem comer meditando, como ele poderia ser aquele gordão das estátuas? Isso não sei, mas só sei que na Índia as estátuas dele mostra um cara alto e magro meditando, talvez nos outros países a fofura do budinha deve ser uma metáfora.



Cleópatra era uma baranga: Depois de não sei quantos mil anos depois finalmente pesquisadores ingleses, sempre eles, analisaram moedas com o rosto da rainha e... Sim, Cleópatra era um canhão! Tinha narigão, queixo pontudo, testa curta e lábios finos. E, o que é provável também é que ela era careca, devido a uma epidemia local de piolhos. Meeesmo assim ela pegou os imperadores romanos, então, se você acha que ninguém te quer porque se acha feia...
...olha aí a pegadora Cleo.

São Nicolau, o popular Noel, vestia verde: Retratos antigos do Bispo que viveu fazendo alegria das crianças pobres na Turquia no século 4 o mostram usando verde, nao era gordo e muito menos usava aquele gorro e assim que eram as primeiras imagens de Papai Noel. Sua imagem como gordo, com cabelos e barba brancos, vestindo vermelho foi criado pelo ilustrador americano Thomas Nast em 1862 e popularizada pela Coca-Cola em 1931.

Esse Calendário é Asteca, o maia é retangular


O "Calendário Maia" é Asteca e não acaba em 2012: É. É isso mesmo que você leu. Se você tava esperando uma chuva de catástrofes incandescentes no dia 21 de Dezembro de 2012, desculpa cara, fica pra próxima. O que o calendário maia/asteca diz é que é o fim de um ciclo e início de outro, o que já aconteceu diversas vezes (nunca ouviu falar que estamos na época de Aquário?)

Colombo não descobriu a América: Nessa hora você vira e diz: "É, eu sei, foram os índios!" É, você tá certo, mas não foram só eles que vieram aqui. Descobertas arqueológicas sugerem que vikings, romanos e egípicios também vieram antes de Colombo. Então você me pergunta: "Mas tem provas concretas?" Não, quanto a estes, ainda não tem, mas... Quanto aos chineses... Se Colombo só 'descobriu' a América em 1492, como o mapa-múndi da China em 1418 mostram todos os continentes ali, em seus devidos lugares?
Olha aí o mapa


Galileu não descobriu o Sistema Solar e teve uma punição leve: Tá certo que ele foi um grande nome para a ciência, mas quanto ao Heliocentrismo, isso foi descoberto por Nicolau Copérnico meio século antes. Tudo o que o Galileu fez foi escrevê-la em um livro, que foi proibido pela Igreja. Já a estória de que ele foi condenado a passar o resto dos dias na cadeia por heresia, sofrendo torturas... Cara, ele era católico fervoroso, amigão do papa Urbano VIII, tudo que ele fez foi se explicar pra Igreja e ficou em prisão domiciliar, em sua mansão.

Graham Bell não inventou o telefone: Na verdade foi o desconhecido Antonio Meucci, em 1856. Ele tava com dificuldades financeiras e no início dos anos 1870 vendeu a patente pro Graham Bell que, malandro, registrou a patente em seu nome ficando rico e levando a fama pelo invento.

Rá! Sempre fui um gênio!
Albert Einstein não era um aluno mau, e sim um aluno genial:  O que sempre me motivou foi a história do garoto que tirava péssimas notas e que, quando ele tinha apenas 12 anos e a professora falou que ele não ia dar em nada, se revoltou e passou a estudar em casa, virando um gênio, sendo a personalidade do século 20. É, pode-se dizer que esse Einstein era o meu Papai Noel, porque na verdade ele achava as aulas de matemática e física muito fracas. Preferia estudar em casa e com apenas 12 anos já dominava cálculo diferencial e integral, que só passei a estudar na faculdade e, com muito esforço, aprendi só um pedacinho... Essa lenda foi criada porque Einstein, com apenas 16 anos (bem mais novo que o normal), foi reprovado na escola Politécnica em Zurique, tirando notas altíssimas em matemática, física e química, mas zerando humanas.

Santos Dumont não inventou o avião: Pra terminar, um dos mitos que o brasileiro inventou (somando a esse já tenho na cabeça... 19 erros históricos). A gente aprende aqui no Brasil que Dumont foi o primeiro a voar, ficando 21 segundos no ar e que aqueles irmãos americanos que garantem ter construídos antes não deram provas consistentes dos seus voos, não se apresentaram em público e ainda por cima usavam uma catapulta pra decolar. Na verdade só a gente do Brasil (talvez os franceses também) que dá o crédito ao brasileiro, porque os irmãos Wright realmente inventaram o avião. Três anos antes do 14-Bis, eles voaram com o Flyer I nos EUA. Usavam catapulta, mas podiam decolar sem ela. Voaram sim diante do público, durante 39 minutos, fazendo curvas de oitos no ar.

Bom, é isso. Essa é história que a gente aprende, essa é a história que a gente estuda pra tirar 10, essa é a história que de tempos e tempos é refutada, mas ao mesmo tempo em que rimos da versão antiga, seguimos religiosamente a versão atual. Pois mais que se conte, ela ainda é uma história muito mal contada.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...