domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa: Teorias do nascimento do Coelhinho

(se o seu navegador for o Explorer, infelizmente parte deste post aparecerá distorcido. Baixe um navegador mais moderno)

Desde pequeno a gente associa a Páscoa aos ovos de chocolate e ao coelhinho, e desde então toda vez que pergunto suas origens sempre me dizem que é porque ele é símbolo de properidade, fertilidade etc... Mas como ele surgiu? Afinal, de onde veio o coelhinho da Páscoa? 

  •  O coelho da páscoa foi uma invenção somente para justificar a procura dos ovos. No século XVIII os cristãos protestantes teriam inventado a brincadeira de esconder ovos, e para justificar os ovos coloridos para as crianças, acabaram inventando a existência de um coelho que escondia os ovos.
  •  O nome páscoa viria da deusa germânica “Ostara” (nas línguas germânicas páscoa é “Ostern”). Os símbolos desta deusa são coelho e ovo.o coelho de Páscoa era um belo pássaro que pertencia a essa deusa e, um dia, transformou-se. Como no âmago - continuava pássaro, o coelho continuava a construir seu ninho e o enchia de ovos.
  • Como a páscoa cai sempre em torno da lua cheia, existem lendas européias que contam que na época da lua cheia pode se ver a sombra de um coelho na lua (o que com um pouco de imaginação realmente é possível).
  • Com um pouquinho de imaginação dá de ver inúmeros desses
  • O coelho deriva da ovelha que é um tradicional símbolo da páscoa, comer cordeiro nessa data é uma tradição vinda desde a Páscoa judaica. Por "erros de desenho" a ovelha aos poucos foi se transformando em um coelho. Esta teoria porém não explica a origem dos ovos.


  • Seria mais uma influência capitalista estadunidence a fim de fazer as crianças se entupirem de chocolate, encariando os seus dentinhos, assim provasse a máfia das fadas dos dentes, donas dos coelhinhos da páscoa, até porque, como vocês sabem, a fadinha sempre vem buscar os seus dentinhos.
    Tô nem ai pra essa teoria, deixa eu ser feliz!
Em outros países acreditam em outros animais da páscoa: as crianças suíças acreditam que um cuco traz os ovos, as tchecas esperam que uma cotovia (alguém sabe o que é uma cotovia?) lhes traga presentes e as alemãs possuem outras duas opções, além do coelho : galos ou cegonhas. (Nem me pergunte a respeito das teorias do surgimento desses animais, se só pra um encontrei várias, imagine...)

Seja qual for a teoria do surgimento do famoso Coelhinho, sei apenas que essa tradição veio para a América através dos imigrantes alees, então agradeça (ou culpe) a eles x).


Ah! Feliz Páscoa! Comam chocolate sem culpa, mas limpe o chão depois! ;P

6 comentários:

  1. Então eu fico cheia de espinhas nessa época por culpa dos alemães hehe xD xD

    Uau nós temos a mesma opinião! Eu não suporto o Manchester porque eu acho um absurdo um time ter um escudo com um demônio rindo e por causa do apelido também.

    Que pena que vc não vai poder assistir, se a UEFA não bloquear, vou tentar achar os gols no youtube ;)

    ResponderExcluir
  2. Fica é? Ah, mas como é culpa deles a gente perdoa xD

    Eu achava que todo mundo pelo menos achava um pokinho estranho esse time ter esse simbolo, mas a maioria nem liga... Já a gente acha um absurdo... Deve ser pq a gente é evangélico neh?

    Posta os gols sim! Espero que sejam todos do Schalke! (yn)

    Bigadu por ter comentado (me sentindo importante BD), adoooro seu blog xD

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia tentado comentar antes, mas o meu comentário nunca saía, :( acho que é o meu
    navegador, como a minha internet está ruim, aqui na lan house está aparecendo :)

    O Neuer e o Uchida foram os únicos que entraram em campo. O impressionante era ver o time apático, sem reação. Na outra semi-final tb deu 2x0, parece que já está tudo decidido...

    Muito obrigada de verdade, esse blog era em inglês, mas percebi que há pouco sobre o futebol alemão em português e por isso criei este, nunca imaginei que conseguiria aprender mexer no visual e tudo mais (html né), é um aprendizado^^

    Um abraço ;)

    ResponderExcluir
  4. Ah sim, agora tá explicado o motivo de vc ter dois blogs em duas línguas diferentes com os mesmos posts.. (se bem que o All about German Footballers ta meio atrasadin xD)

    Ei, então de que país você é? Eu add uma LizNN7 no Facebook, mas como era portorriquenha achei q não era vc, entao excluí... era vc?

    Ah, seu Blog tá realmente muito lindo, parabéns! x)

    ResponderExcluir
  5. Eu sou daqui mesmo hehe. Meu facebook é Liz Nascimento. Outra LizNN7? Então está me imitando pois eu criei esta marca há uns 2 anos para o flickr e para todas as minhas fotos editadas.

    ah dificilmente eu vou atualizar o blog em inglês, preparar uma postagem direitinho toma muito tempo, procurando imagens, fontes em alemão e etc ;)

    Os meninos do Dortmund fizeram uma bagunça só! Foi difícil achar fotos assim que o jogo acabou mas agora tem bastante, vou tentar postar lá

    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Poiseh.. acho que dessa vez eu acertei o seu facebook xD

    posso te pedir um favor? me segue aqui tambem? please... x)

    um abraço liz x)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...