quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dando nome aos bois, digo, estados



Sempre fui muito curioso em relação a origem de um nome, foi assim que descobri porque em português é 'vermelho', se em inglês é red, em alemão é rot, em francês é rouge, em italiano é rosso e em espanhol é rojo. Porque então vermelho aqui não é chamado de roxo?? Dx Bom, é porque Vermelho quer dizer 'pequeno verme', nada mais que isso. -não entendeu? nem eu ¬¬' (nunca entendi direito a língua portuguesa mesmo..)

Bom, assim também que descobri que meu nome quer dizer "Pequeno Príncipe" x) (ou Le Petit Prince, se preferir ;P), mas este post não é sobre todas as coisas que descobri procurando a sua origem (ainda bem, porque seria imenso), é simplesmente para dizer a origem do nome dos estados -ou pelo menos a maioria deles:


ACRE
Acre originalmente é uma unidade de grandeza de área, assim como o hectare, no entanto a origem do nome desse estado é incerta (assim como a sua existência :P) já que em tempos remotos foi visitado por espanhóis, 
portugueses, franceses e ingleses.

ALAGOAS
Bom, se você perguntou para a professora de geografia: "Fessora, porque Alagoas tem esse nome?" e ela respondeu: "Ah, é que quando os portugueses viram aquelas terras e foram falar pro reino, a primeira coisa que eles disseram foi: 'Há lagoas' daí ficou." sinto muito, mais ela te enganou assim como a minha me enganou também. Sim, Alagoas é repleta de lagoas. E isso fez com que eles, conscientemente, chamarem suas terras de "As Lagoas", não foi um acidente como acreditava. Com o tempo o s sumiu e as palavras se juntaram.

AMAPÁ
Nome de uma árvore popular entre o povo indígena predominante da região, o Arauque.

AMAZONAS
Tá, essa todo mundo deve já ter ouvido falar. Navegando pelo rio, espanhóis viram índias guerreiras, (há uma versão de que na verdade eram índios, com cabelo comprido, mas achei essa versão meio machista), e por isso apelidaram o rio com o nome do povo das  mulheres guerreiras da mitologia grega. O estado acabou herdando o nome.

BAHIA
Sim, Bahia vem de baía, no caso a baía de Todos os Santos.

BRASÍLIA
Uma homenagem ao país. (Sério?) -perai, Brasília não é estado... Ah, to nem aí!

CEARÁ
Tudo o que sei é que o estado herdou o nome da antiga capitania Siará, mas a origem dela é incerta.

ESPÍRITO SANTO
Homenagem ao domingo de Pentecostes, em que o Espírito Santo desceu sobre a terra.

GOIÁS
Recebeu o nome de uma tribo local e amigável, Goyaz. (Talvez por isso os goianos que conheço sejam tão gente boa hm/)

MARANHÃO
O estado cuja capital foi fundada por franceses, invadida por holandeses, colonizada por portugueses e é até hoje destruída pelos Sarneyses, deve seu nome a outro povo europeu, os espanhóis. Seu nome original era Marañon, que queriam dizer que o rio (Amazonas) não era um mar (mar/não).

MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL
Sim, é mais um nome literal. Refere-se ao mato alto encontrado pelos bandeirantes na região.

MINAS GERAIS
Outro nome literal para a coleção e veio da exploração mineral na região.

PARÁ
Era chamado de Feliz Luzitânia pelos europeus (não me pergunte sua origem), mas predominou o nome indígena (graças a Deus), que corresponde ao rio Amazonas (pára = rio).

PARAÍBA
O estado ganhou o nome do rio Paraíba, que em tupi significa rio ruim (pára = rio; aib = ruim), ou seja, rio impróprio para a navegação.

PARANÁ
Vem do tupi "pára ná", que quer dizer "rio grande" (já pensou se traduzissem pro português? Teriam dois rios grandes do sul..)

PERNAMBUCO
Também vem do tupi "pára ná" (rio grande), mas também do tupi "pu'ka" (que fura), em referência à fenda dos recifes, que afundavam os navios portugueses. (sim, não faz sentido, deveria se chamar Paranapuka, mas se você falar rápido essa palavra, até que sai um "Pernambuco")

PIAUÍ
Vem do tupi piau (piaba) e îy (que também quer dizer rio), ou seja, rio de piabas.

RIO GRANDE DO NORTE
Originou do rio Potengi (achou que dai o nome 'Potiguar' hm/) e ganhou o "Norte" no século 18, já que já existia um "Rio Grande" no Sul.

RIO GRANDE DO SUL
Falando nele, seu nome surgiu de um erro cartográfico. O nome vem de um vilarejo que demarcava a área da foz do rio Grande, que na verdade era a Lagoa dos Patos.

RIO DE JANEIRO
O nome também surgiu do mesmo erro cartográfico, confundir uma grande porção de água (no caso a baía de Guanabara) com a foz de um rio. Já que ele foi 'descoberto' em janeiro de 1502, taí o outro nome.

RONDÔNIA
Homenagem ao marechal Cândido Rondon.

RORAIMA
Vem do nome indígena "roro" (verde) e "ima" (monte), logo significa "Monte Verde".

SANTA CATARINA
Homenagem a uma filha de um bandeirante. Mas detalhes sobre a jovem Catarina pesquise em um bom livro de história do Brasil ;P.

SÃO PAULO
Homenagem ao apóstolo Paulo. (Sério?)

SERGIPE
Tem esse nome porque sempre quis ser esse automóvel :P (Jipe). Brincadeira, vem do tupi seri + îy + pe, que é mais ou menos "Rio dos Siris".

TOCANTINS
Assim como Goiás, recebeu o nome da tribo habitante da região, assim como o rio. Na língua tupi-guarani, tukana quer dizer tucano (sério?) ou papagaio e tin é bico. (Será que tem ligação ao Bico do Papagaio? hm/)


Bem, como sei que o Brasil pode ganhar pelo menos mais dois Estados nos próximos anos, ou muito mais do que isso, (como mostra o mapa ao lado) sei que esse post vai estar muito incompleto se isso acontecer, mas por enquanto é isso ae!


2 comentários:

  1. que interessante *O*

    eu sou do Pará ¬¬
    e de Graças a Deus aqui n tem nada hsuhauh

    ResponderExcluir
  2. haha, falei 'graças a Deus' pq "Feliz Luzitânia" é mais dificil e trava minha lingua ;x

    Ih, vc é minha visinha! (sou do MA, daí o xingamento à sua capital, minha cidade ;p) -sabia disso não xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...