quarta-feira, 29 de junho de 2011

hiybbprqag: Como o Google flagrou o plágio da Microsoft




O Bing incomoda o Google. O buscador da Microsoft, que foi lançado em 2009, conquistou 17% do mercado americano - e, se for somado com o Yahoo (que também utiliza a tecnologia de buscas da Microsoft), chega a 30,8%. Por isso o pessoal do Google passou a acompanhar o concorrente de perto. E a notar que certos resultados do Bing ficavam cada vez mais parecidos com os apresentados pelo próprio Google. Plágio?


As suspeitas recairam sobre a Bing Toolbar, uma barrinha de ferramentas distribuída pela Microsoft. Esse programa traz atalhos para fazer pesquisas mais rapidamente. E também monitora, com o consentimento do usuário, a navegação: vê no que a pessoa clicou e manda essas informações para a Microsoft, que usa os dados para aperfeiçoar o Bing. Acontece que de vez em quando os usuários da Bing Toolbar também faziam pesquisas no Google. E quando isso acontecia... Bingo. A Microsoft gravava os resultados gerados pelo Google, via em quais deles as pessoas clicavam e incorporava tudo a seu próprio buscador. Veja como os engenheiros do Google descubriram isso:


1. A armadilha:
Engenheiros do Google criam uma armadilha: a palavra "hiybbprqag", que não significa nada. Ela é inserida nos resultados das buscas do Google - se alguém digitá-la, obterá um link (que leva a um site criado pelo Google). 


google-hiybbprqag-cropped-1



2. A operação:
Vinte engenheiros do Google instalam o programa Bing Toobar, da Microsoft, em seus computadores. Sua missão: googlar o termo falso ("hiybbrqag") e clicar no resultado que aparece na tela. O objetivo é induzir o programa da Microsoft a copiar essa informação.



3. A comprovação:
Vinte dias depois, a palavra maluca aparece nos resultados do Bing, inclusive apontando para o mesmo link. Ou seja: o Bing incorporou uma informação sem sentido, plantada pelo Google - que apresenta isso como prova.



bing-hiybbprqag-cropped-1



4. Indo mais além:
Concluído isso, relacionaram a expressão “delhipublicschool40 chdjob” a uma instituição de crédito. NADA COM NADA.


delhi-google

Tempos depois no Bing...


delhi-bing

Tirem suas próprias conclusões ;)

5 comentários:

  1. O que eu concluí foi que você é um agente do google não-disfarçado e não-remunerado!

    E odeio o bing toolbar e o internet explorer, rum.

    ResponderExcluir
  2. Poisé, tah na hora deles me pagarem! u.u

    Pior que em uma casa de 4 pessoas eu sou o único q NÃO usa esses dois, isso pq reclamam da lerdeza..

    ResponderExcluir
  3. hahaha ri muito com o post! maneiro :D
    Eu só uso o chrome. Pra mina internet lenta é uma maravilha^^

    Agora todo blog pode ter um favicon personalizado (o meu é a bandeirinha da Alemanha^^) Só que eu mesma ainda não consegui ver! No meu navegador aparece o msm B de Blogger :'(

    Eu aprendi neste tutorial aqui, é bem simples ;)
    http://www.ferramentasblog.com/2011/06/novidade-adicionar-favicon-padrao-no-painel-do-blogger.html

    ResponderExcluir
  4. Teve um gatinho que apareceu aqui do lado no seu gadget que é ideeeeeentico ao meu gato, fiquei boba! xD

    ResponderExcluir
  5. Vlw Liz! Já mudei o meu também \ó/ ...
    Mas ainda aparece só o B pra mim também... Fico pensando se mudou mesmo...

    De vez em quando esse gadget me deixa bobo tbm pelo mesmo motivo! xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...