terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cold Case - O Caso Osama

queremos os direitos autorais ae!
Quem falou que quando morre tudo acaba? Para algumas figuras históricas, foi só o começo - das especulações a respeito de seus últimos momentos. Foi assim com o presidente John Kennedy, com o rei Elvis Presley, com o imortal Kurt Cobain e com tantos outros... E, desde maio, tem sido com o terrorista Osama Bin Laden, cujo assassinato foi comemorado pela maioria dos americanos -mesmo que nenhum civil tenha visto seu corpo. Na série de posts "Cold Case" (original eu, não?) vou falar das teorias da conspiração que envolve aqueles que, mesmo do além-túmulo (ou não), continua assombrando a imaginação dos vivos.

HOMEM AO MAR
Sumiço no corpo de Bin Laden e mistérios na operação que o matou (ou não) são prato cheio para conspirações
AS DÚVIDAS:
Detalhes mal explicados nas versões conflitantes da morte do terrorista
1.A Mansão
O criminoso mais procurado do mundo "escondia-se" em plena vista: numa grande casa a 50 km de Islamabad, capital do Paquistão - e a 270 km da fronteira com o Afeganistão, onde os EUA o procurava por 10 anos. Além disso a cidade é bastante povoada e a casa fica a menos de 2 km de uma academia militar, como ninguém notou o Osama ali?
2.O Helicóptero
Um dos 5 helicópteros usados pela equipe que capturou e eliminou Osama foi explodido após a operação. Porque? A alegação é que ele foi pego em um redemoinho criado pelas próprias hélices (hã?) e teve que fazer um pouso de emergência. Teria sido detonado para evitar roubo de tecnologia antirradar pelos paquistaneses.
3.A Identificação
Há, sim, fotos do cadáver (não essas que a gente ve na internet, mas há sim). A CIA usou uma delas em um software de de reconhecimento facial, que teria dado 95% de certeza que o corpo era mesmo do Osama. Outros detalhes do processo de identificação foram omitidos, como também o DNA. que foi usado como base de comparação para o teste aplicado do corpo. Mas, como nenhuma das imagens foi divulgada, não há prova definitiva da morte do terrorista.
4.A Rendição
Osama estava ou não armado? Primeiros relatos descreviam um Bin Laden com um rifle AK-47, depois então disseram que ele estava desarmado, sua filha falou que ele, além de desarmado, foi amarrado, arrastado e executado na frente da família. Se a ordem oficial era capturá-lo vivo, então porque o mataram?
5.O "Enterro"
O governo americano alegou ter despejado o corpo no mar da Arábia dez horas depois da execução, seguindo rituais que respeitariam as leis muçulmanas para pessoas que morreram no mar (o que, claro, não foi o caso de Osama). Os EUA alegam não ter enterrado o corpo para que não houvesse um local de peregrinação para terroristas. Em todo o caso, se houve um corpo, nunca será encontrado.
o que será isso, Patrick? 


AS TEORIAS:
Alguns defendem que o chefão da Al-Qaeda está vivo. Outros acham que ele já tava morto desde 2001.
ele já tava morto galera!
1.Morto há anos
Para o analista político David Ray Griffin, que publicou um livro sobre o tema em 2009, e seus adeptos, Osama já estava morto desde dezembro de 2001, três meses depois do atentado que chocou o mundo, vítima de falência renal. Ele já tinha tratado a doença em julho do mesmo ano no Hospital Americano em Dubai e não resistiu muito tempo, diz David e a teoria foi até apoiada pelo chefe de contraterrorismo do FBI e pelo então presidente do Paquistão, Musharraf. A mentira teria sido mantida pelo governo Bush para proteger os interesses da indústria bélica e pela Al-Qaeda para atrair mais recrutas.
2.Apreendido
Difícil de acreditar, mas é popular na internet: Osama estaria sob custódia para ser interrogado em uma base militar americana (alguns ainda dizem ser na área 51). O mais difícil de acreditar é que o governo dos EUA se arriscaria a burlar os procedimentos legais corretos com uma figura de tamanho interesse do público mundial.
to vivo!
3.Vivo
A teoria mais sem noção, mas também a mais popular. O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, diz que a "morte" foi uma tramoia criada pelo "império". A ativista americana antiguerra Cindy Sheenan também crer que Osama vive. Mas eles não explicam por que ele ainda não se manifestou e derrubou a farsa.
4.Sacrificado
Se fosse para eu escolher uma teoria, com certeza seria essa. O Paquistão sabia o paradeiro de Osama há pelo menos seis anos - mantia segredo porque a parceria com os EUA na caça ao terrorista garantiu mais de R$ 20 bilhões em recursos ao seu exército. O país finalmente teria revelado a informação aos EUA após diversos eventos que estremeceram a relação em abril, como a acusação de que o serviço secreto do Paquistão mantinha laços com terroristas e a de que um de seus membros integrou atentados que mataram 166 pessoas na Índia, em 2008.


No próximo post da série, vou falar do assassinato que não morre, a do presidente John F. Kennedy. Até lá! x)
Ps: Faz tempo que não posto algo tão grande, meus dedos tão doloridos... x_x enfim, espero que tenham gostado! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...