O ASSASSINATO QUE NÃO MORRE
Ataque ao presidente americano John F. Kennedy é o caso que mais criou teorias da conspiração há 48 anos
A CENA DO CRIME
As perguntas que não querem calar sobre o atentado do dia 22 de novembro de 1963 na rua Elm, em Dallas, Texas
-A origem dos disparos
A versão oficial diz que os três disparos que mataram JFK ao assassino Lee Harvey Oswald, que estava num depósito de livros ali perto. Mas mais de 50 testemunhas ouvidas pela Comissão Warren, montada pelo governo para investigar o caso, disseram ter ouvido um ou mais tiros vindos de uma área gramada, elevada, na praça Dealey.
-O microfone na moto
Entre 1976 e 1979, uma nova investigação oficial gerou um relatório que contradiz com várias conclusões da Comissão Warren. A gravação de um microfone em uma das motos que acompanhava a comitiva de JFK indicava quatro tiros: três vindos de onde supostamente estava Oswald e um de outro atirador, possivelmente na praça Dealey -a existência de um segundo atirador comprovaria que havia uma conspiração muito bem orquestrada para eliminar JFK.
-O filme de Zapruder
Zapruder |
-A "bala mágica"
Para engolir a versão defendida pela Comissão Warren, que só houve um atirador, teria que acreditar que uma mesma bala entrou pelo pescoço de JFK, saiu pela frente de seu corpo e ricocheteou por entre os ossos do governador do Texas, John Connally, que sentava á frente, atingindo-o em três pontos: nas costas, no braço direito e na coxa esquerda.
-O suposto assassino
Lee Harvey Oswald |
AFINAL, QUEM MATOU JOHN KENNEDY?
Marque a opção que preferir
a)Os Anti-Fidel Castro
O fracasso da operação na baía dos Porcos foi responsável pelo aprisionamento e pela morte de milhares de anticastristas (cubanos exilados nos EUA após a Revolução Cubana que receberam aramas e treinamento do governo americano para invadir a ilha). Em vingança. eles teriam treinado e encorajado Lee Harvey, que tinha laços com o grupo, a eliminar o "traidor".
b)A CIA
Se você acha um absurdo essa alternativa, saiba que a CIA de boazinha não tem nada. Além disso, a agência tinha, pelo menos, dois motivos para se vingar. Primeiro: JFK negou suporte aéreo aos cubanos anticastritas que tentaram retornar a ilha de Fidel Castro na operação baía dos Porcos, em 1961. Segundo e mais importante: ele demitiu várias pessoas da CIA depois desse incidente -entre elas, o diretor Allen Dulles, que depois integrou a Comissão Warren.
c)A Máfia
O crime organizado e os Kennedy seriam amigos de longa data. O patriarca Joe Kennedy teria feito sua fortuna com o mafioso Sam Giancana no mercado ilegal de bebidas durante a Lei Seca (1847-1922). Esses laços teriam ajudado JFK a se eleger - mas, no poder, ele e seu irmão Bob Kennedy, procurador-geral, tentaram desbaratar a máfia.
d)Os Ultraconservadores
Essa alternativa tá implorando pra ser marcada. Pra começar, membros mais radicais do Partido Republicano fizeram quase 400 (!) ameaças de morte a JFK em seus dois anos de governo. Além de alegar que ele forjara as eleições de 1960 com ajuda do mafioso Sam Giancana, discordavam de quase todas as suas decisões, em especial na política internacional, e o acusavam de ser frouxo com os comunistas.
e)A KGB
Se a direita era contra Kennedy, a esquerda não era a favor. A Guerra Fria estava rolando solta e a KGB -a 'CIA' da URSS- estava no auge do poder. De fato, Lee Harvey Oswald viveu de 1959 a 1962 na Rússia, possivelmente treinando com a KGB. Mas JFK tinha uma política até relativamente branda com os rivais: abriu mão de Cuba, por exemplo, e tirou mísseis americanos da Turquia em nome das boas relações com a União Soviética.
Então, na sua opinião, quem matou John Kennedy?
Bati meu recorde de procrastinação agora com esse post, demorei nada menos do que 5 dias! u.u -enfim, espero que tenham gostado x)
ResponderExcluir